» » » Fazendo network de qualidade sem parecer forçado

Fazendo network de qualidade sem parecer forçado

postado em: News | 0
networking-qualidade-sem-parecer-forçado
Como fazer networking de qualidade sem parecer forçado

 

Conceitualmente, todos sabemos que o networking é importante para o crescimento pessoal e profissional; e se você não está fazendo networking ainda, é bom começar imediatamente! Mas a questão é: “Como”? A chave para descobrir quais são as pessoas com quem você deve se conectar é descobrir o que você ‘não sabe’, e adquirir esse conhecimento dessas pessoas ou encontrar uma forma de trabalhar com elas.

Em outras palavras, é crucial cercar-se de indivíduos que tenham diferentes interesses e habilidades – isso pode agregar muito valor para você e seus negócios. E é aí que entra o networking.

Começando do zero

Construa sua rede de relacionamento o mais rápido possível. Sem contatos, sem networking, sem comunidade – isso resulta em nenhuma conquista ou nada para se construir. É por isso que a construção de uma base sólida para sua rede de contatos é fundamental para você e suas ideias. Quando começar, não caia no erro de perder tempo presumindo que o networking é apenas jogar conversa fora num café. Em vez disso, participe de atividades coletivas que sejam relevantes para sua área de atuação e apresente-se para os líderes influentes que você admira.

Construa a qualidade unindo negócios e prazer

As melhores conexões são construídas com base em interações autênticas e significativas, por isso é fundamental que você conheça alguém sem segundas intenções e estabeleça uma área comum entre vocês dois. Tire um tempo para aprender sobre as paixões dessa pessoa, seus objetivos de vida, e descubra o que realmente acende o brilho nos olhos dela. É assim que você descobrirá se existe uma conexão genuína para estabelecer um relacionamento. O que é verdadeiro para seu relacionamento pessoal também é verdadeiro para seus contatos de negócios.

O ‘carma’ é real

Você precisa estar preparado para dar antes de receber. Isso não tem discussão. Quando estiver começando a construir qualquer projeto você vai sentir um relacionamento assimétrico no começo. Mesmo que sua base de relacionamentos estiver estabelecida, você deverá oferecer mais do que recebe. Dê algo antes de pedir e você verá os reais benefícios do networking.

Uma vez que você tenha se estabelecido, a parte mais difícil é manter esses relacionamentos. Apesar de ser praticamente impossível manter contato com todas as suas conexões, é importante fazer um esforço consciente para ao menos ‘tentar’. Se deixar seus contatos ‘esfriarem’, você não será lembrado.

Seja humano

Tente manter um interesse pessoal nos seus contatos, em vez de apenas pensar em negócios. É bom se juntar com outros empreendedores para curtir momentos de descontração sobre algo que tenham em comum. Criar laços de amizade fortalece o networking, desde que todos estejam no mesmo ‘nível’. Você verá que é bem mais difícil manter relacionamentos profissionais quando não existe nada em comum entre as partes. Tente não forçar a barra ao iniciar uma conexão de networking e respeite o fluxo natural das coisas. Se um grupo ao qual você deseja se conectar tem em comum atividades não lhe atraem, não comece a mudar seus gostos só para ser ‘aceito’. A coisa toda precisa ser natural. Você não precisa ir esquiar no Chile ou em Bariloche só porque as pessoas com as quais você deseja se conectar esquiam todo fim de semana. Às vezes reunir essas pessoas em um simples jantar ou encontro em um barzinho bacana pode ter resultados melhores.

Trate as pessoas como pessoas, e como você gostaria de ser tratado, independentemente da situação. Lembre-se de que você deve criar relacionamentos, não transações comerciais.

Conforme você se tornar mais confortável com o networking, sua confiança crescerá e lhe dará um claro entendimento de como agregar valor em uma situação em particular. Você também aprenderá a usar melhor seu tempo para determinar quais eventos deve participar e quais recusar. Construir um networking de qualidade não é fácil e muito menos rápido. Mas vale o investimento do seu tempo. Seja autêntico, mantenha sua integridade e tenha o foco na realização de coisas bacanas, nunca no seu ego.

Você pode encurtar alguns desses passos trabalhando em um espaço de coworking, onde terá acesso a diversos profissionais de diversos segmentos, o que lhe permitirá estreitar relacionamentos e criar laços de amizade e profissionais para alcançar seus objetivos mais rapidamente.

Gostou? Então conheça os espaços de coworking da Locus aqui.