» » » Home Office ou Coworking? Saiba qual a melhor escolha

Home Office ou Coworking? Saiba qual a melhor escolha

postado em: News | 0

homeofficeoucoweorkingDe acordo com pesquisas do Instituto Forrester nos EUA, são mais de 375 milhões de profissionais independentes no mundo, mas, onde eles trabalham? Muitos deles são empreendedores em startups e freelancers trabalhando em casa, no home office; ou consultores e profissionais liberais que utilizam espaços compartilhados em ambientes de coworking para trabalhar e ampliar sua rede de contatos. E outro grupo de profissionais ainda tentam trabalhar em cafeterias, buscando um sinal de wi-fi decente e lutando contra as distrações do ambiente, o que não é nada produtivo e – convenhamos – não transmite uma boa imagem profissional.

Se você é parte dessa rede de nômades digitais (ou quer fazer parte dela), talvez esteja pensando qual é a melhor opção: Trabalhar em casa ou em um espaço de coworking? A resposta para essa dúvida dependerá muito do que você está buscando e da ambivalência dos seus negócios.

Para muitos profissionais, a opção pelo coworking permite um melhor aproveitamento de tempo, concentração e networking que o home office não oferece. E, da mesma forma, para outros o home office é a solução perfeita para o tipo de trabalho que eles executam.

Para tirar todas as suas dúvidas e ajudar você a escolher o melhor ambiente de trabalho, listamos a seguir os prós e contras do home office e do coworking.

Home Office

Prós:

Flexibilidade. Se você gosta de varar a noite e a madrugada trabalhando ou consegue gerenciar sua agenda para aproveitar seu período mais produtivo, o home office é uma boa opção. Pode escolher quando, onde e como trabalhar é um dos objetivos mais desejados dos profissionais independentes.

Mínimo deslocamento. Você economiza tempo e energia (sem mencionar dinheiro e gasolina) quando não precisa se deslocar até o local de trabalho. Isso reduz a emissão de carbono, ajudando a poupar os recursos naturais.

Redução de gastos. Além de economizar com deslocamento, você poupa também nas refeições, em roupas, no estacionamento e até naquele happy-hour que você não estava a fim de ir, mas os colegas te arrastaram.

Contras:

Distrações. Sozinho é mais fácil se distrair. Muitos profissionais que trabalham por conta própria ou que trabalham em home office, mas são funcionários de empresas, relataram dificuldades em se concentrar e de terem uma disciplina para trabalhar em casa. Seja com serviços domésticos que roubam a atenção ou a TV logo ali na sala, as distrações são grandes inimigos de quem não tem autocontrole e disciplina.

Sobrecarga. Por outro lado, em casa também é mais fácil trabalhar por mais horas e realizar menos pausas, já que você não tem um horário fixo e nem colegas para te lembrar que o expediente acabou. Isso pode prejudicar a sua vida pessoal, seu relacionamento e sua família. Saber quando trabalhar e quando descansar deve ser uma das grandes disciplinas de quem quer trabalhar em casa.

Conclusão: Se você é uma pessoa disciplinada, que sabe se programar e consegue controlar seus horários, e seu trabalho não exige grandes interações com outras pessoas, o home office é perfeito para você! E nesse caso, optar por um plano de Escritório Virtual torna o seu trabalho ainda mais tranquilo. Conheça os planos de Escritório Virtual da Locus aqui.

Coworking

Prós:

Mais motivação. A produtividade aumenta quando você está junto de outros empreendedores. As pessoas optam pelo coworking porque encontram mais motivação nesses ambientes, o que preenche a necessidade de estar em contato com outras pessoas que possuam uma mentalidade parecida com a delas. É aquele aumento de energia mútuo por estar cercado de pessoas motivadas.

Encontros sociais de qualidade. O coworking permite uma maior interação social. Sair de casa e trabalhar em um escritório compartilhado permite conhecer novas pessoas, novas ideias e compartilhar experiências. Isso é excelente para quem busca um crescimento de negócios e ampliação do networking profissional. Sua rede de contatos se torna mais rica e as chances de indicações para projetos e novos trabalhos aumenta consideravelmente não só para você, mas para todos os que compartilham o mesmo ambiente.

Recursos compartilhados. Se você precisa de um escritório, mas ainda não consegue bancar uma estrutura exclusiva, o coworking é ideal. Por um valor fixo mensal bem menor do que o de uma sala comercial, os ‘coworkers’ compartilham de internet, impressora, café e até de um atendimento personalizado.

Contras:

Pouca privacidade e muitas distrações. Às vezes a natureza do seu trabalho não é compatível com espaços abertos do coworking. Advogados e contadores podem ter certa dificuldade ao lidarem com questões sigilosas. Além disso, conversas paralelas podem causar distrações e atrapalhar em momentos que você precisa de maior concentração. É claro que o bom senso deve imperar sempre e uma conversa com os colegas pode resolver esse problema.

Incompatibilidade com o pessoal. Às vezes a ‘química’ entre você e seus companheiros de coworking não funciona. Vocês podem ter expectativas diferentes e o espaço de coworking acaba não sendo o ambiente ideal de trabalho para você.

Conclusão: Se o seu trabalho exige mais motivação e criatividade, e você sente a necessidade de estar em contato com outras pessoas, o coworking é o ambiente perfeito para isso. Se as distrações não te incomodam e você faz amizade fácil, o coworking lhe trará muitos benefícios. Conheça os planos de Coworking da Locus aqui.

Deixe uma resposta

20 − dezoito =